Sabe quando você está gravando a sua tela e sua webcam ao mesmo tempo e deixa a sua carinha ali no cantinho? De repente você precisa mostrar uma informação que está logo atrás do seu rostão… Como movimentar sua webcam para mostrar isso?

Vamos agora ao que realmente interessa para que você possa movimentar essa câmera de baixo para cima, de um lado para o outro…

Pré-requisitos

Antes de sair fazendo o jantar você precisa dos ingredientes para cozinhar. Em minhas edições eu sempre uso o software Camtasia para edição dos meus vídeos, então é com ele que iremos iniciar nossa jornada… E você precisará:

  • Editor de vídeos Camtasia
  • 3 Timelines: Desktop, Webcam e áudio (Sendo 2 mais importantes, a do desktop e a da sua webcam)

As timelines são os arquivos, os vídeos separados e a faixa de áudio, que juntos formarão o vídeo completo, conforme a imagem abaixo:

Timeline Camtasia

Movimentando sua Webcam

Agora que você já tem as 3 faixas separadas, você precisa identificar a linha do tempo da sua webcam e definir uma posição inicial com a agulha para iniciar o efeito, que poderá ser: subir, descer, ir para a direita, para a esquerda, diagonais, etc:

Posicionar agulha Camtasia

Com a faixa da Webcam selecionada na posição inicial, agora vá em “Visual Properties” e clique em “Add animation”:

Adicionar animação Camtasia

A posição inicial era na direita, agora eu a conduzi até a esquerda, simplesmente clicando e arrastando a tela da webcam. Note que a seta em amarelo mostra a duração do movimento até a posição final:

Como movimentar sua Webcam com Camtasia

Se a posição inicial e final estiverem certas, mas não estão acontecendo no tempo exato, você ainda pode corrigir isso ajustando a seta amarela no tempo desejado:

Ajuste de movimentos no Camtasia

Conclusão

Como você pode perceber, o mais importante é, antes de clicar em “Add animation”, definir a posição inicial exata, aí sim, adicionar a animação e posteriormente, arrastar a tela até a posição final desejada.

Depois de acertar a posição inicial e final, você acerta o tempo, através da seta amarela. Nela você define o quando inicia e quando termina, acertando a duração total do movimento, como mostra a imagem acima.

Não deixe de assistir a esse tutorial em vídeo aqui abaixo e também não perca o artigo especial que fiz para você: 4 Melhores sites de Vídeos Grátis para uso Comercial. Eu espero que esses artigos façam a diferença para você! Compartilhe esse post com seus amigos! Um grande abraço… <o/

 

 

 

Relacionados

Posted by Leandro Borges

Desenvolvedor web desde 2008, em 2014 descobri o Marketing Digital por acaso. Estava pesquisando por “tendências SEO” quando caí em uma página de captura. Achei muito interessante aquela troca, meu email por uma recompensa digital, e desde então não parei mais de estudar. Comecei a estudar sobre SEO para vídeos e descobri que era muito mais fácil ranquear um vídeo no YouTube do que um site no Google. Já se foram centenas de treinamentos. Agora, certificado pelo próprio YouTube, aqui estou, e quase não desenvolvo mais...

Deixe uma resposta