Muitas pessoas têm me perguntado lá no canal, como fazer efeitos nos vídeos. Principalmente como tremer a tela com Camtasia. E por incrível que pareça não encontrei nos primeiros resultados nenhum tutorial explicando exatamente isso. Por isso eu aqui vos escrevo.  😎

Existem vários editores que permitem fazer este tipo de efeito de forma muito mais fácil e prática. Porém, a grande maioria ainda prefere usar o Camtasia por ser um editor bem mais fácil de manipular… E porque tem uma curva de aprendizagem muito mais rápida e suave.

Requisitos

Com o Camtasia aberto, você precisa de, no mínimo, um vídeo inserido na sua linha do tempo, de preferência o vídeo da sua webcam.

Selecione essa track, clicando sobre ela. Ela deverá ficar na cor azul. Após isso vá na opção “Visual Properties” e adicione uma animação, clicando no botão “Add animation”.

Como tremer a tela com Camtasia

Deverá aparecer uma seta na timeline da webcam, onde o começo dela será a posição inicial do movimento e a bolinha na ponta da seta será a posição final do movimento. Note que a agulha marcadora de tempo está posicionada na posição final.

Com isso você apenas precisa movimentar a posição da tela posicionando onde deseja que ela fique. Assim o movimento será criado na linha do tempo. Você também pode alongar essa seta, deixando o movimento por mais tempo ou diminuindo seu tamanho, para deixar mais rápida a transição.

Como tremer a tela com Camtasia

Agora o céu é o limite. O que você viu até aqui é o básico da movimentação, mas com isso você já tem as ferramentas e o conhecimento necessário para criar suas animações como desejar, seja tremer a tela, dar zoom, ou o que quer que seja.

Para detalhar ainda mais todo esse processo, eu preparei um vídeo que fiz especialmente para você entender todas essas técnicas: zoom para frente, zoom para trás, tremer a tela, girar a tela e muito mais. Confere aí no vídeo e se eu realmente te ajudei com esse tutorial, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos! <o/

Se você ainda não viu, não deixe de ler: Como movimentar sua Webcam com Camtasia

Relacionados

Posted by Leandro Borges

Desenvolvedor web desde 2008, em 2014 descobri o Marketing Digital por acaso. Estava pesquisando por “tendências SEO” quando caí em uma página de captura. Achei muito interessante aquela troca, meu email por uma recompensa digital, e desde então não parei mais de estudar. Comecei a estudar sobre SEO para vídeos e descobri que era muito mais fácil ranquear um vídeo no YouTube do que um site no Google. Já se foram centenas de treinamentos. Agora, certificado pelo próprio YouTube, aqui estou, e quase não desenvolvo mais...

Deixe uma resposta