Você está usando um site feito com WordPress, já configurou todo o plugin Yoast, para deixar o SEO bem alinhadinho, e agora o sitemap? O que se faz com esse bicho? Como configurar? Como gerar? Para quê serve um sitemap?

No artigo da semana passada, nós aprendemos tudo sobre o plugin Yoast e como configurar corretamente. Se você ainda não leu, o artigo é esse:

Como Configurar o Plugin Yoast SEO para 2018

No entanto, eu quase não falei sobre sitemap e por isso resolvi dedicar esse artigo somente para ele… Então, vamos a isto… 😎

Para que serve um sitemap?

Quando se fala em desenvolvimento de sites, você precisa entender que o Google recebe centenas, para não dizer milhares de novos sites todos os dias. O sitemap tem a função de mapear o site. Por isso o nome sitemap.

Existem 2 tipos, o xml, que é para o Google e o html que é para o usuário, mas vamos ficar somente com o que nos interessa, o sitemap.xml.

Imagine uma grande organização, uma multinacional, por exemplo. Na sala de recepção existe um quadro que diz: “Você está aqui” e mostra as divisões dessa empresa, para que você possa se situar e entender onde fica cada setor. Esse seria o sitemap da empresa.

A mesma coisa é com seu site. Você precisa criar esse “quadro” para que o robô do Google entenda e se organize em seu site, indexando mais rapidamente.

Os setores seriam as categorias e as repartições, as tags. Mas para que isso funcione adequadamente, você precisa ajudar o Google também, criando URLs amigáveis para todos os seus links. Leia este artigo sobre configuração inicial WordPress em “Links Permanentes”.

Sitemap: Uma Estrutura Organizacional

Sitemap WordPress com Yoast SEO

Agora vamos ao painel do WordPress, lá nas opção Sitemap XML do Yoast. Se você ainda não baixou o plugin, instale e configure o Yoast aqui.

Sitemap WordPress Yoast SEO

Ao clicar em Sitemap XML, você abre o arquivo que o próprio plugin Yoast gera para você. O endereço  do sitemap gerado pelo plugin é: seudominio/sitemap_index.xml.

URL do Sitemap Gerado com Yoast

 

Adicionar Sitemap no Google Search Console

Agora que você já instalou o Yoast e já criou o seu sitemap, é hora de enviar para a sua propriedade monitorada lá no Google Search Console. Recomendo que você leia sobre isso no artigo oficial do Google.

Clique sobre a sua propriedade monitorada:

Propriedades Google Search Console

Pelo menu da esquerda navegue pelas opções Rastreamento e Sitemaps, em seguida, clique no botão vermelho “Adicionar/Testar Sitemap” no canto superior direito da tela:

Adicionar Sitemap

Informe endereço do sitemap: sitemap_index.xml

Enviar Sitemap

Por fim, clique em “Enviar” e seu arquivo já estará disponível para o robô do Google poder indexar o seu site mais rapidamente. Agora cuide com os links quebrados e boa jornada!

Sitemap Adicionado

Assista este tutorial em vídeo

Se restaram dúvidas, veja todo o processo em detalhes no vídeo que preparei especialmente para você. Se isso te ajudar de alguma maneira, não deixe de compartilhar este link! Um abraço! <o/

https://www.youtube.com/watch?v=3CWAVrFrRZQ

 

Relacionados

Posted by Leandro Borges

Desenvolvedor web desde 2008, em 2014 descobri o Marketing Digital por acaso. Estava pesquisando por “tendências SEO” quando caí em uma página de captura. Achei muito interessante aquela troca, meu email por uma recompensa digital, e desde então não parei mais de estudar. Comecei a estudar sobre SEO para vídeos e descobri que era muito mais fácil ranquear um vídeo no YouTube do que um site no Google. Já se foram centenas de treinamentos. Agora, certificado pelo próprio YouTube, aqui estou, e quase não desenvolvo mais...

Deixe uma resposta